Proposta de Trabalho nº 2

October 16, 2006

TEMA: Roteiros para a aplicação do Método Científico em Gestão Empresarial.

 

Comente a seguinte afirmação:

No âmbito da formulação de problemas primeiro define-se um problema a resolver e posteriormente reconhecem-se vários factos.

jrIPAMatosinhos 

73 Comments »

The URI to TrackBack this entry is: http://imp.blogsome.com/2006/10/16/p17/trackback/

  1. Consoante o que observamos na ultima aula, podemos concluir que existem etapas a cumprir quando existe um problema a formular. Essas etapas passam pelo reconhecimento dos factos, a selecção dos factos relevantes, a descoberta de lacunas/incoerencias no conhecimento, terminando na definição do problema.

    Portanto, essa afirmação está no sentido inverso do que deve estar, sendo que a afirmação deveria ser:

    “No âmbito da formulação de problemas primeiro reconhecem-se vários factos, e posteriormente define-se o problema a resolver”

    Comment by Paulo Gouveia — October 16, 2006 @ 12:36 pm

  2. se entendo a afirmação: na “formulação de problemas” é a análise e respectiva listagem de eventuais problemas num dado projecto, que uma vez identificados, deve ser analisados um a um para que sejam reconhecidos os vários factores que o problema identificado gera, resolvendo de seguida os mesmos

    Comment by Flávio Oliveira — October 16, 2006 @ 12:36 pm

  3. Concordo com o Colega Paulo Gouveia , pois a afirmação encontra-se no sentido inverso . Na formulação de Problemas existe 1º o Reconhecimento dos factos , 2º Selecção dos Factos Relevantes , 3ºdescoberta de lacunas/incoerencias no conhecimento, concluindo na definição do problema.

    Comment by Paulo Teles — October 16, 2006 @ 3:46 pm

  4. Para formular problemas, e conforme foi dado nas aulas, é necessário primeiro reconhecer os factos (saber o que está mal), depois seleccionar os factos relevantes, descobrir quais são as lacunas e incoerências do conhecimento e, por fim, definir o Problema.

    Comment by Patrícia Hora — October 16, 2006 @ 4:41 pm

  5. Antes de resolvermos um problema, temos que analisá-lo profundamente, para que não seja-mos induzidos em erro ou numa resolução pouco esclarecedora; como tal, há que reconhecer todos os factos que lhe deram inicio, bem como saber quais dos factos são realmente essenciais, deste todo, iremos com certeza encontrar erros e lacunas, que nos irão conduzir à definição do problema a resolver.
    Como tal e em forma de conclusão, no âmbito da formulação de problemas, primeiro reconhecem-se vários factos e posteriormente define-se um problema a resolver.

    Comment by Mário Freixo — October 16, 2006 @ 5:29 pm

  6. Etapas no “âmbito da formulação de problemas”,

    1º- Reconhecimentos dos factos;
    2º- Seleção dos factos;
    3º- Descoberta de uma lacuna no conhecimento;
    4º- Descoberta de uma incoerência no conhecimento;
    5º- Definição de um problema a resolver.

    Comment by Pedro Guedes — October 16, 2006 @ 5:53 pm

  7. Boa tarde, concordo com os comentários dos colegas Paulo Gouveia e Paulo Teles e na sequência do que discutimos e muitas voltas demos na ultima aula.
    Boa semana,
    Carla

    Comment by carla alexandra — October 16, 2006 @ 6:02 pm

  8. Primeiro define-se o problema depois recolhemos factos que nos levem a resolução do mesmo.

    Comment by Tiago Rocha — October 16, 2006 @ 8:30 pm

  9. “No âmbito da formulação de problemas primeiro” reconhecem-se os vários factos, faz-se uma triagem dos mesmos, e por fim é que se define qual o problema a resolver.

    Comment by Baltasar — October 16, 2006 @ 11:08 pm

  10. Concordo com os srs. Paulo Gouveia e Flávio Oliveira, pois primeiro tem que se recolher os factos e depois descobrir qual é o erro ou incoerencia e formular o problema.

    Comment by JPPortugues — October 17, 2006 @ 11:29 am

  11. Os factos têm que ser reconhecidos á priori, só assim se consegue uma base estavel para a resolução de qq tipo de problema.

    Comment by Marta Brilhante Martins — October 17, 2006 @ 12:50 pm

  12. Na ultima aula concluímos que antes de resolvermos um problema temos que passar pelas seguintes fases: reconhecimento dos factos, selecção dos mesmos, descoberta de uma lacuna, descoberta de incoerência, e só depois definimos o problema a resolver.

    Comment by Marisa Oliveira — October 17, 2006 @ 1:09 pm

  13. Acerca da frase acima discrita na formulação de problemas o 1ºpasso é o de Reconhecimento dos Factos,o 2ºpasso a Selecçao dos mesmos,3ºpasso a descoberta de lacunas que possam existir e por fim a definiçao do problema.

    Comment by L.Raquel Oliveira Rocha — October 17, 2006 @ 1:58 pm

  14. Só podemos verificar a existência dum problema, perante a evidência dos factos:
    Assim, devemos reconhecer os mesmos e identificá-los; buscar as devidas lacunas e incoerências, com vista a definir o problema, encontrar a solução e implementá-la.

    Comment by Alfredo Noronha — October 17, 2006 @ 2:09 pm

  15. Na sequência do abordado na aula anterior, e de acordo com as estapas da formulação de problemas e contrariando a afirmação, podemos afirmar que inicialmente reconhecemos os factos e seleccionamos entre esses factos os mais relevantes. Com esta selecção dos factos iremos descobrir no nosso conhecimento lacunas e incoerências, definindo assim um problema a resolver ( ao contrário do indicado na afirmação descrita ).
    Assim: “”No âmbito da formulação de problemas primeiro reconhecem-se os factos e posteriormente define-se o problema a resolver.”

    Comment by Carlos Eduardo Coelho — October 17, 2006 @ 2:39 pm

  16. Dado que o comentário deveria ser exclusivamente sobre “No âmbito da formulação de problemas…”, permitam-me referir que “encontrar a solução e implementá-la”, deveria, quando muito, ser apresentada em Post Scriptum.As minhas desculpas!

    Comment by Alfredo Noronha — October 17, 2006 @ 2:55 pm

  17. Na ultima aula verificamos que para a Formulação de problemas, primeiro temos o reconhecimento dos factos,passando depois para a selecção dos factos relevantes,de seguida descoberta/incoerencia do conhecimento,terminando na definição de um problema a resolver.
    Portanto posso concluir que o comentario não está na ordem correcta.

    Comment by Cristina Silva — October 17, 2006 @ 3:48 pm

  18. Na minha opinião, o reconhecimento dos factos e a sua organização, virá em primeiro lugar. Só posteriormente é que se define o problema.
    Logo a lógica desta afirmação está trocada.

    Comment by José Carvalho — October 17, 2006 @ 5:43 pm

  19. Como foi abordado na segunda aula,existem várias etapas para a formulação do problema.Inicialmente reconhecemos os factos e seleccionamos os mais relevantes.Com esta selecção vão surgir lacunas e incoerências que por sua vez irão definir o problema a resolver.
    Assim o comentario não esta correco.

    Comment by Idilia Pinto — October 17, 2006 @ 9:36 pm

  20. “Penso que só há um caminho para a ciência ou para a filosofia encontrar um problema, ver a sua beleza e apaixonar-se por ele;casar e viver feliz com ele até que a morte nos separe - a não ser que encontrem um outro problema ainda mais fascinante,ou, evidentemente a não ser que obtenhamos uma solução. Mas, mesmo que obtenhamos uma solução poderemos então descobrir, para nosso deleite, a existência de toda uma família de problemas-filhos,encantadores ainda que talvez difíceis, para cujo bem estar poderemos trabalhar, com um sentido, até ao fim dos vossos dias.”

    POPPER, Karl; LORENZ, Konrad - O Futuro está Aberto . Lisboa, Editorial Frágmentos, Lda, 1990

    A investigação ciêntifica visa a resolução de problemas. Como, muitas vezes, o problema a resolver nasce de observações ocasionais ou é a oservação que permite tomar consciência do problema, considera-se este como o primeiro moento do método ciêntifico. Contudo para acentuar o carácter activo do momento inicial do método científico torna-se mais adequado substituir um termo vago como observação por ocorrência de factos problemáticos. A procura do saber começa com a emergência de um problema e não com a captação de factos puros e simples.

    VITOR CARVALHO - 1º ANO A

    Comment by VITOR CARVALHO — October 18, 2006 @ 1:09 am

  21. Na minha opinão nos ñão vamos escolher um problema, mas sim assumir que alguma coisa está mal, reconhecer os factos e só depois é que pensamos na formulação da resolução do problema! logo a ordem está invertida.

    Comment by Paulo Ventura — October 18, 2006 @ 3:38 pm

  22. Na formulação de problemas é necessário inicialmente reconhecer os factos, para após selecção dos factos relevantes definir o problema a resolver.De outro modo não faria sentido pois não iriam existir bases para a criação de um problema. Deste modo esta afirmação,do meu ponto de vista, não está correcta.

    Comment by joana bessa — October 18, 2006 @ 4:15 pm

  23. Concordo com o ponto de vista, em que esta frase está incorrecta.
    Porque primeiro reconhece-se os vários factos que levam à formulação do problema, posteriormente selecciona-se pontos relevantes e só depois de encontrar uma lacuna ou incoerência no conhecimento adquirido, é que definimos o problema.

    Comment by Miguel Macedo — October 18, 2006 @ 4:59 pm

  24. de acordo com a ultima aula podemos verificar que a formulaçao de problemas é necessario reconhecer os factos seguindo_se dos factos mais relevantes, descobrir se ha alguma lacuna no conhecimento ou alguma incoerencia no conhecimento, terminando sempre por definir os problemas a resolver.

    Comment by filipa ferro russo — October 18, 2006 @ 6:00 pm

  25. relativamente á frase apresentada, tenho a certeza segundo aquilo que depreendi da aula relativa a esta matéria que a última etapa do conhecimento científico é a definição de um problema, logo a frase apresentada não se enquadra. 1º deve-se reconhecer os factos e seleccioná-los, depois disso deve-se descobrir lacunas e incoérencias no conhecmento só depois se define um problema. Estas são as técnicas que através dos roteiros (métodos)do meio cientifico, levam á formulação. Discordo assim, baseando-me no meu conhecimento da matéria dada pelo professor.
    RECONHECER;SELECCIONAR;DESCOBRIR e DEFINIR

    Comment by barbara dantas — October 18, 2006 @ 7:04 pm

  26. verificamos na ultima aula que, para a formulação de problemas, temos que primeiro reconhecer os factos, selecciona-los,em seguida descobrir uma lacuna/incoerência no conhecimento e por fim definir um problema a resolver.

    Comment by patriciavelho — October 18, 2006 @ 7:29 pm

  27. A frase não está correcta…devemos primeiro reconhecer os factos e depois é que definimos o problema a resolver.

    Comment by Lia Lobo Coelho — October 18, 2006 @ 8:43 pm

  28. Creio que a afirmação nao está correcta, pois 1º deve-se reconhecer os factos relevantes e só a partir deles chegar á conclusão de qual o problema a resolver.

    Comment by Rodrigo Silva — October 18, 2006 @ 11:32 pm

  29. Creio que esta afirmação não se encontra propriamente correcta. Segundo o Metodo Cientifico em Gestão o primeiro passo que temos que seguir é a Formulação de problemas seguido da Resolução de problemas e por fim a Prova de hipotese. Para defenirmos o problema a resolver temos primeiro que reconhecer os factos, selecciona-los, descobrir as lacunas existentes e so depois poderemos resolver o problema.

    Comment by Ricardo Vide — October 19, 2006 @ 2:32 pm

  30. Segundo o que ja aprendemos nas nossas aulas de IMP considero que a afirmação se encontra errada. Segundo o Metodo Cientifico em Gestão antes de resolvermos o problema temos primeiramente que reconhecer os factos, selecciona-los, reconhecer as lacunas existentes e so ai poderemos resolver o nosso problema.

    Comment by Ricardo Vide — October 19, 2006 @ 2:41 pm

  31. “No âmbito da formulação de problemas primeiro define-se um problema a resolver e posteriormente reconhecem-se vários factos”.
    Permita-me que discorde da sua afirmação uma vez que para reconhecer um problema primeiro temos que reconhecer os factos depois seleccionamos os mais relevantes. Assim irá surgir uma lacuna ou incoerencia.

    Comment by Telmo Gonçalves — October 19, 2006 @ 7:24 pm

  32. O problema surge a partir do conhecimento de alguns factos, ou seja, só conhecendo factos é que poderemos detectar necessidades, incoerências ou problemas. Nesta óptica, e contrariando a afirmação, para podermos formular a pergunta final (problema), teremos que estar na posse dos factos mais relevantes que levaram à sua identificação. A questão final deverá ser colocada sob forma de pergunta, de maneira clara e concisa. Deve permitir uma investigação empírica, devendo evitar juízos éticos ou morais.

    Comment by Mário Antunes — October 19, 2006 @ 10:13 pm

  33. Não como vimos na ultima aula primeiro temos que reconhecer os factos que temos para conseguirmos defenir o problema a resolver

    Comment by Paulo Cardoso — October 20, 2006 @ 3:44 pm

  34. No seguimento da matéria abordada na última aula, a afirmação relativa à proposta de trabalho nº 2 está incorrecta. A formulação de problemas inicia-se com o reconhecimento dos factos. A definição de um problema a resolver é a última das etapas da formulação de problemas. A selecção dos factos relevantes e a descoberta de uma lacuna ou incoerência no conhecimentos são os passos que antecedem a definição de um problema a resolver.

    Luís Machado

    Comment by Luís Machado — October 21, 2006 @ 10:57 am

  35. Olá a todos!
    Não concordo com a afimação pois no âmbito da formulação de problemas primeiro reconhece-se os factos e seleccionamo-los e depois descobre-se uma lacúna ou incoerência no conhecimento e posteriormente define-se um problema a resolver.

    Comment by Carlos Nunes — October 21, 2006 @ 3:32 pm

  36. mediante a afirmaçao “No âmbito da formulação de problemas primeiro define-se um problema a resolver e posteriormente reconhecem-se vários factos”, discordo!
    analisando os factos e filtrando os factos mais relevantes, obtemos uma analise mais profunda e dai podemos concluir lacunas e inperfeiçoes nesses mesmos factos o que permite identificar o problema.

    Comment by Pedro Barbosa — October 21, 2006 @ 9:21 pm

  37. Nesta afirmação a ordem dos factores está trocada, deveria ser: “No âmbito da formulação de problemas primeiro reconhecem-se vários factos e posteriormente define-se um problema” pois e de acordo com os conhecimentos adquiridos na última aula de 16-10-06, sobre o Método Cientifico em Gestão Empresarial, a formulação de problemas é um fim e não um meio. Ou seja, a formulação de problemas implica que se reconheçam vários factos, seleccionar os mais relevantes, descobrir incoerências e/ou lacunas e então sim FORMULAR O PROBLEMA.

    Comment by António Cabral — October 21, 2006 @ 10:26 pm

  38. Não estou de acordo com a afirmação porque 1º deve-se reconhecer os factos, selecionar os factos relevantes, descobrir o que está em falta e só depois defenir qual o problema a resolver

    Comment by Luis Duarte — October 22, 2006 @ 11:46 am

  39. De acordo com o que vimos na aula 2, esta afirmação é fácil.
    A definição de um problema a resolver é a ultima etapa da formulação de um problema. O esquema mostrou-nos que primeiro temos o reconhecimento dos factos ao que se segue a selecção dos factos relevantes que nos leva ou à descoberta de uma lacuna no conhecimento ou à descoberta de uma incoerência no conhecimento. Estas duas etapas levam-nos para a definição de um problema a resolver.

    Comment by Bruno Aguiar — October 22, 2006 @ 2:59 pm

  40. Embora estejam presentes na afirmação duas das fases aplicadas à resolução de problemas, de facto, esta não se faz por esta ordem, sendo o reconheimento dos factos o primeiro passo a dar e a definição do problema a resolver o último; depois de seleccionados os factos relevantes e da descoberta de lacunas e/ou incoerências no conhecimento.

    Comment by Cláudia Marques — October 22, 2006 @ 5:25 pm

  41. Discordo com o conteúdo desta afirmação. De acordo com o que aprendemos, a formulação de problemas baseia-se no reconhecimento dos factos, selecção dos factos relevantes, descoberta de uma lacuna ou incoerência no conhecimento para chegar à definição de um problema a resolver.
    Mail to: borgesfilipe@netcabo.pt

    Comment by Filipe Borges — October 22, 2006 @ 9:30 pm

  42. Quando se aborda um determinado tema, colocam-se questões. No processo de analize dessas questões, com o intuito de encontrar
    as respostas, deparamo-nos com inquerencias ou lacunas que nos remetem para a formulação do problema.

    Comment by Cândido Paiva Ribeiro — October 22, 2006 @ 11:28 pm

  43. Perante um cenário que nos seja colocado, antes da definição do problema em causa será sempre necessário que se identifiquem e analisem os factos verificados, pois só dessa forma se construirá e definirá o problema a ser resolvido. Desta forma, a afirmação proposta tem as acções a realizar com a sua ordem trocada.

    Comment by Nuno Rodrigues — October 22, 2006 @ 11:35 pm

  44. Segundo o que nos foi transmitido na aula 3, A furmulação de problemas guia-se pela seguinte forma :
    1º Reconhecemos os factos existentes, 2º Depois desta analise, seleccionamos os factos mais relevantes estuda-los.
    3º Tentamos discobrir nesses factos alguma falha de conhecimento ou alguma encoerência descrita
    4º e só então e que definimos o problema a resolver com base no processo 3. Por esse motivo a afirmação lançada em discussão está errada no seu sentido. A afirmação correcta será “No âmbito da formulação de problemas primeiro reconhecem-se vários factos, e posteriormente define-se o problema a resolver “.

    Fonte : Slides Ipam, Aula 3-IMP

    Comment by Helder Firmino — October 23, 2006 @ 4:06 pm

  45. Esta afirmação não se está correcta. Tendo em conta que a formulação de problemas começa num reconhecimento dos factos, há alguns caminhos a percorrer até se chegar a definição do problema.
    Estes são:
    - reconhecimento dos factos existentes
    - selecção dos factos relevantes
    - descoberta de uma lacuna e ou incoerência no conhecimento
    - definição do problema

    Comment by Eliana Moutinho — October 23, 2006 @ 9:10 pm

  46. Negativo, o primeiro passo é o reconhecimento dos factos, seguido de uma selecção destes e a pós a detecção das lacunas e ou incoerências existentes no conhecimento é que podemos definir com exactidão um problema a resolver.

    Comment by Nelson Moreira — October 23, 2006 @ 9:49 pm

  47. Exemplo pratico:
    Vamos supor que ao ligarmos uma lampada ela não acende.FACTO
    Retiramos a lampada para ver o problema.FACTO RELEVANTE
    Obeservamos que ela esta queimada.DESCOBERTA PROBLEMA
    Trocamos a lampada por outra e ela acende.RESOLUÇÃO PROBLEMA
    site:http://www.infonet.com.br
    artigo:metodo cientifico

    Comment by raquelduarte — October 24, 2006 @ 2:40 pm

  48. É claro que antes de resolvermos algum problema primeiro temos que saber qual o problema que iremos tratar…Se isto não acontecesse estaremos a pôr o carro a frente dos bois…Por isso e a meu ver teremos de identificar primeiro o problema e só posteriormente avançarmos para a resolução desse mesmo problema…Conclusão a que chegamos na aula anterior.

    Comment by Miguel Ferreira — October 25, 2006 @ 2:13 pm

  49. Peço desculpa mas acho que troquei a ordem das coisas na minha menssagem anterior, resumindo:
    1º analizar e verificar os factos
    2º difinição do problema
    3º resolução do problema
    mais uma vez desculpem mas troquei me todo. lolada ; )

    Comment by Miguel Ferreira — October 25, 2006 @ 2:21 pm

  50. Só após a uma abordagem estruturada, partindo do reconhecimento e selecção dos factos relevantes, será possível descobrir uma lacuna ou incoerência no conhecimento, esse resultado é a definição do nosso problema. Sendo assim a afirmação contradiz o conhecimento adquirido na aula IMP nº2.
    Um Abraço
    José Rodrigues

    Comment by José Rodrigues — October 26, 2006 @ 5:32 pm

  51. O reconhecimento de factos antecede a formulação do problema a resolver.
    As questões devem ser formuladas de forma clara (Bachelard)…O que é válido para as ciências e, evidentemente, para o Marketing, como “um dominio do conhecimento por direito próprio”(Wierenga et al,1999), em construção/ evolução.

    Comment by Dolores Gouveia — October 26, 2006 @ 8:23 pm

  52. O reconhecimento de factos
    antecede a definição do problema a
    resolver.
    E lembrando Bchalard ” É esse sentido
    do problema que é a marca do
    verdadeiro espírito cientifico.”
    As questões devem ser formuladas de
    forma clara em qualquer domínio do
    conhecimento, incluindo o Marketing.
    Evoluindo para o processo de pesquisa de Marketing e segundo Kotler, este desenvolve-se nas seguintes etapas: definição do problema, das alternativas de decisão e objectivo da pesquisa; planeamento da pesquisa; recolha de informação; análise de informação; apresentação de resultados que permitirão a tomada de decisões.

    Comment by Dolores Gouveia — October 26, 2006 @ 9:20 pm

  53. Creio que está exactamente ao contrário. Primeiro reconhecem-se os factos de modo a identificarmos o problema a resolver.

    Comment by José Vilela — October 29, 2006 @ 3:14 pm

  54. Para chegar a formulação do problema tenho que identificar a origem dele, pelos factos de que disponho.

    Comment by JOSÉ FERNANDO — October 29, 2006 @ 11:38 pm

  55. Tendo como objectivo formular um problema é necessário agregar toda a informação relevante que nos possibilite colocar o problema, uma vez formulado passa-se à sua resolução, que por sua vez também é encontrada no analise e tratamento de factos, ou seja, tanto para a formulação de problemas como para a sua resolução é necessário uma metodologia lógica: Recolha de factos de forma a formular um problema; formulação do problema; recolha de factos para a resolução de problemas.

    Comment by Pedro Ferreira — October 30, 2006 @ 12:31 am

  56. Em relação a afirmação dada, no meu entender e tal como foi visto na aula, a formulação de problemas faz-se através do reconhecimento de factos, desses factos selecciona-se os relevantes, partindo assim à descoberta de lacunas ou incoerências no conhecimento, definindo-se então um determinado problema a resolver. Como tal, não concordo com a frase acima proferida.

    Comment by Paulo Costa — October 30, 2006 @ 12:43 am

  57. Em relação a afirmação dada, no meu entender e tal como foi visto na aula, a formulação de problemas faz-se através do reconhecimento de factos, desses factos selecciona-se os relevantes, partindo assim à descoberta de lacunas ou incoerências no conhecimento, definindo-se então um determinado problema a resolver. Como tal, não concordo com a frase acima proferida.

    Comment by Paulo Costa — October 30, 2006 @ 12:45 am

  58. Pelo que pude entender nas aulas e pelo material de apoio que foi dado, concluo que a formulação de problemas passa por diversas fases. Inicialmente é necessário Reconhecer Factos e seleccionar quais desses são relevantes. É também necessário descobrir se no Conhecimento existem lacunas ou incoerências para então finalmente definir qual o problema a resolver.
    Discordo com a afirmação dada; a informação foi colocada de forma inversa e incoerente.

    Comment by Kisy Guedes DB — October 30, 2006 @ 1:21 am

  59. Após analisar a matéria da aula em que este tema foi debatido,posso afirmar que existem determinados passos a seguir quando formulamos um problema. São eles o reconhecimento 1º reconhecimento dos factos, 2º selecção dos factos relevantes, 3º descoberta de lacunas/incoerencias no conhecimento,4º e ultimo a definição do problema. Concluo então que a forma correcta de proceder para formular determinado problema é º1 recolhermos os factos e a posterior definimos o problema a resolver.

    Comment by Nuno Póvoas — October 31, 2006 @ 1:12 am

  60. Acerca da frase acima discrita na formulação de problemas o 1ºpasso é o de Reconhecimento dos Factos,o 2ºpasso a Selecçao dos mesmos,3ºpasso a descoberta de falhas que possam existir e por fim a definiçao do problema.

    Comment by joana macedo — November 3, 2006 @ 11:21 pm

  61. A Afirmação é correcta,visto que primeiro faz-se a definição do problema a resolver e só depois é que podemos analisar os factos,fazer-mos o reconhecimento dos factos para resolvermos o problema em causa

    Comment by Ana Lima — November 7, 2006 @ 7:19 pm

  62. pelo que foi estudado..a formulaçao de problemas tem varias etapas..1existe o reconhecimento de factos,de seguida a selecção de factos revelantes,descoberta de uma lacunha no conhecimento ou descoberta de uma incoerenmcia no conhecimento,por fim iremos ter a definição de um problema a resolver

    Comment by Ana Lima — November 7, 2006 @ 7:27 pm

  63. Não concordo com afirmação,porque na formulação de problemas, em 1º lugar, temos que reconhecer os factos, em 2º seleccionar os mesmos, em 3º descobrir as lacunas ou incoerências no conhecimento, e por fim,em 4ºlugar, definir o problema.

    Comment by Juliana Silva — November 12, 2006 @ 10:43 pm

  64. O comentário 61 foi corrigido pelo comentário 62..no comentário 61 foi mal entendida a frase acima referida

    Comment by ANA LIMA — November 13, 2006 @ 5:48 pm

  65. Qualquer problema deve ser em primeiro lugar entendido, desmontado de forma a preceber os factos ou resultados que se advem desses mesmos problemas

    Comment by Liliana Lima — November 16, 2006 @ 7:54 pm

  66. em primeiro lugar a percepção do problema a resolver, depois a melhor maneira de o solucionar

    Comment by Joana Serra — November 16, 2006 @ 7:56 pm

  67. Perceber de onde surge o problema e posteriormente seguir todos os passos necessarios paro os resolver, para o melhor da empresa

    Comment by Filipa Furtado — November 16, 2006 @ 7:58 pm

  68. “No âmbito da formulação de problemas primeiro define-se um problema a resolver e posteriormente reconhecem-se vários factos.”
    Concordo com a afirmação, porque entendo que inicialmente se encontra o problema e só depois é que o podemos analisar e solucionar.

    Comment by Jorge Amauri Moreira — November 22, 2006 @ 3:46 pm

  69. Discordo da afirmação, uma vez que para definir um problema a resolver devem-se reconhecer, em primeira instância, os vários factos.

    Comment by David Silva — December 2, 2006 @ 9:55 am

  70. Problemas todas as empresas têm,mas as empresas de suceso têm uma capacidade de em primeiro lugar de adimiti-los,de identifica-los, de perceber o porquê desse problema,de saber onde está esse problema,de perceber as causas desse problema e só no fim e de uma forma celere resolve-lo.
    As empresas só evoluem quando elas próprias conseguem identificar e anular os seus problemas,nunca virando costas aos mesmos.
    José Carlos 1ºNB

    Comment by José Carlos Silva — January 4, 2007 @ 4:35 pm

  71. É esta a ordem:

    1º- Reconhecimentos dos factos;
    2º- Seleção dos factos;
    3º- Descoberta de uma lacuna no conhecimento;
    4º- Descoberta de uma incoerência no conhecimento;
    5º- Definição de um problema a resolver.

    Comment by Pedro Santos — January 10, 2007 @ 1:26 am

  72. apos a materia debatida na aula, podemos concluir que exitem passos a seguir na formulação de um problemas. sendo eles:
    1º- reconhecimento dos factos;
    2º- selcção dos factos;
    3º - descoberta de am lacuna no conhecimento;
    4º- descoberta de uam incoerencia no conhecimento;
    5º- definição de um problema a resolver .

    Comment by Eduarda lima — January 29, 2007 @ 8:21 pm

  73. Esta afirmação é falsa, pois para se poder formular um problema, deve-se em primeiro lugar, reconhecer os vários factos.

    Comment by Cláudia Moreira — January 31, 2007 @ 6:09 pm

RSS feed for comments on this post.

Leave a comment

Line and paragraph breaks automatic, e-mail address never displayed, HTML allowed: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>



Anti-spam measure: please retype the above text into the box provided.

Get free blog up and running in minutes with Blogsome
Theme designed by Viewfinder Design