Proposta de trabalho nº 6
Tema: Questionários
Comente as seguintes afirmações:
"Para medir atitudes e opiniões de um determinado público-alvo, tal só é possível com a utilização de escalas"
Há várias escalas mas "a escala de Likert que apresenta uma série de cinco proposições, das quais o inquirido deve seleccionar uma", podendo estas ser concorda totalmente, concorda, nem concorda nem discorda, discorda, discorda totalmente é adequada quando procuramos avaliar o grau de concordância relativamente a uma determinada questão.
jrIPAMatosinhos


Penso que para medir atitudes e opiniões de um determinado público-alvo, não é exclusivo da utilização de escalas, tendo também perguntas abertas que nos poderão apontar as atitudes / opiniões do público alvo, porém esta opção é sempre menos clara dando abertura para interpretações que poderão ser feitas de má forma. Para além da escala de Likert referida, há outras formas de escala que nos servem como medição, a numérica por exemplo. Penso que o fundamental na questão é como se colocam as perguntas de forma mais clara e precisa possível
Comment by Flávio Oliveira — December 15, 2006 @ 9:51 am
Para avaliarmos o grau de concordância relativamente a uma determinada questão, sem dúvida que a escala de Lickert é a mais adequada. No entanto, para medir atitudes e opiniões de um determinado público-alvo também podemos usar escalas que avaliem o grau de preferência dos inquiridos e, neste caso, serão escalas numéricas.
Comment by Patrícia Hora — December 15, 2006 @ 12:40 pm
A utilização de escalas, entendo como sendo perguntas fechadas, portanto penso que essa não seja a única forma de se traçar o perfil do público-alvo. Através de perguntas abertas também é possivel, mesmo que análise dos dados e sua posterior conclusão sejam mais difíceis. Creio que a escala de Likert é mesmo adequada para perguntas relativas a concordância de determinada questão.
Comment by Isabella Mendes — December 15, 2006 @ 8:18 pm
Penso que para medir atitudes e opiniões de um determinado publico-alvo, não será só necessário a utilização de escalas, poderá ser feito através de perguntas fechadas, semi-fechadas e mistas por exemplo…
Comment by jorge pereira — December 15, 2006 @ 8:20 pm
Para que a medição e análise de opiniões e atitudes tenha um resultado claro, é necessária a utilização de perguntas fechadas, mas também de perguntas abertas.A escala numérica é outra escala, que não a de Likert, que nos servem como medição.
Comment by Marta Brilhante — December 15, 2006 @ 8:53 pm
O investigador poderá medir atitudes e opiniões do inquirido através de questões que serão colocadas sob a forma de uma escala de atitudes.
Existe uma grande variedade de escalas mas apenas duas são as mais usadas-Escalas de Likert e Diferenciais Semânticos.Na escala de likert procuramos avaliar o grau de concordância relativmente a uma determinada questão.Diferenciais semanticos consiste na apresentação de diversos pares de adjectivos bipolares.O inquirido deverá colocar uma cruz no intervalo correspondente á sua atitude relativamente a um determinado tópico.
Comment by Idilia Pinto — December 16, 2006 @ 4:20 pm
Penso que há outras possibilidades de modelos de resposta, num determinado questionário, para além da de Likert,como por exemplo, respostas abertas e respostas numéricas, no entanto, penso que esta é a mais adequada, uma vez que nos permite perceber, não só a posição do inquirido, como também o grau de concordancia.
Comment by Cândido Paiva Ribeiro — December 16, 2006 @ 6:37 pm
Creio que as perguntas de resposta aberta auxiliam a medição de atitudes e opiniões de um determinado público, porém o tratamento destes dados será mais dificil. A forma de tratar os dados mais facilmente é através de inquéritos em que se aplica a escala likert, mas de alguma forma a utilização desta escala, limita a resposta do inquirito.
Comment by Luis Sousa — December 16, 2006 @ 10:11 pm
Em relação à primeira afirmação ela so se encontra correcta se forem feitas perguntas do tipo fechadas, ms quando se usam perguntas abertas tambem se pode ter opnioes/atitudes do publico alvo. Quanto a segunda afirmação concordo com afirmação de que esta escala se adequada quando procuramos avaliar o grau de concordância relativamente a uma determinada questão.
Comment by Carlos Filipe Silva — December 17, 2006 @ 12:05 am
so com a adopção de escalas podemos medir as actitudes e opinioes. No caso de perguntas com apenas 2 possibilidades de resposta não conseguiremos saber com exactidão o grau de concordancia com a afirmação. Havendo uma escala é mais facil distinguir as opinioes do publico.
Comment by tiago rocha — December 17, 2006 @ 2:16 pm
Logico é de que quando queremos medir qaulquer coisa utilizamos determinadas escalas.Para medir as alturas, utilizamos os centimetros/metros; para medir a capacidade de agua, os litros, e ppor aí a fora. Claro que, para medir opiniões nao existe uma tabela própria, mas cabe ao investigador criar essa propria tabela. Por isso, todas as respostas têm que ser escaladas de forma a encontrar-mor um patamar fixo de opinião.
Comment by Marco de Oliveira — December 17, 2006 @ 5:16 pm
Ao avaliar o grau de concordância de uma questão,a escala de Lickert é a mais indicada.
Para medir atitudes e opiniões podemos usar escalas que avaliem o grau de preferência das pessoas,aqui sao as escalas numéricas.
Comment by L.Raquel Rocha — December 17, 2006 @ 11:01 pm
Para medir atitudes e opiniões de um público-alvo, é necessário a utilização de perguntas fechadas, a escala numérica e também perguntas abertas.
A escala de Likert é a mais adequada para avaliar o grau de concordância de uma determinada questão feita a inquiridos.
Comment by patriciavelho — December 18, 2006 @ 2:08 am
Na afirmação “Para medir atitudes e opiniões de um determinado público-alvo, tal só é possível com a utilização de escalas”, concordaria totalmente se só existissem perguntas fechadas, mas temos a alternativa de perguntas abertas.
A escala de Likert é adequada quando procuramos avaliar o grau de concordância relativamente a uma determinada questão,pois é a mais abrangente devido à sua composição
Comment by Filipe Borges da Silva — December 18, 2006 @ 11:17 am
É de facto uma vantagem as escalas, nomeadamente a de Likert, na medida em que fornece direcções sobre as atitudes do inquirido em relação a cada afirmação, ou seja, não respondem apenas se concordam ou não com as afirmações, mas também informam qual seu grau de concordância ou discordância. Sendo depois atribuído um número a cada resposta, que reflete a direção de atitude em relação a cada afirmação. O somatório das pontuações obtidas para cada afirmação é dada pela pontuação total da atitude de cada inquirido.
Comment by José Roças — December 18, 2006 @ 12:40 pm
Na minha opinião, para medir atitudes e opiniões de um determinado público-alvo, nao é só possivel atraves da utilização de escalas. Pode ser medido de qualquer forma, podendo o processamento de dados ser mais facil numas situações do que noutras.
Quanto à utilização da escala de Likert para avaliar o grau de concordância relativamente a uma determinada questão, na minha opinião apesar de swer uma escala adequada, não é a unica soluçãoneste caso.
Comment by José Carvalho — December 18, 2006 @ 2:57 pm
Concordo com o facto que a escala mais adequada para avaliar o grau de concordância relativamente a uma determinada questão seja a escala de Likert mas para medir atítudes e opiniões não temos obrigatóriamente que utilizar esta escala podemos optar por exemplo por perguntas abertas.
Comment by Carlos Nunes — December 19, 2006 @ 1:05 am
Penso que a utilização de escalas é uma “mais valia” na análise de respostas de um qualquer questionãrio,mas não é a unica forma,Como tal não concordo com a afirmação
Comment by Paulo Teles — December 19, 2006 @ 2:15 pm
Concordo com o facto da escala de Likert ser a mais adequada para podermos referir o grau de concordancia! Com as suas proposições teremos uma facil interpretação do que se concorda ou nao!!! Se as respostas fossem abertas tal nao acontecia!
Comment by Pedro Santos — December 19, 2006 @ 3:12 pm
Na minha opinião, quando procuramos avaliar a grau de concordância ou discordância a escala de Liket é a mais indicada. Mas para medir opiniões e atitudes temos outras alternativas;escalas numericas,perguntas aberta e fechadas.
Comment by cristina silva — December 19, 2006 @ 4:13 pm
No âmbito da proposta de trabalho nº6,
penso que a afirmação não está de todo completa. A escala de Lickert é a mais adequada para avaliar o grau de concordância a uma determinada questão mas não é a unica a poder ser utilizada. As perguntas abertas e as escalas numéricas são igualmente válidas.
luís machado
1GDB
Comment by LUÍS MACHADO — December 19, 2006 @ 4:16 pm
Concordo que a escala de lickert é uma das opcoes mas não a unica a poder ser utilizada, pois existem outro tipo de de escalas como as numéricas ou as perguntas abertas.
Comment by Rodrigo Silva — December 20, 2006 @ 12:27 am
Para medir o grau de concodância/discordância, a escala de Likert è de facto a mais apropriada, no entanto, para medir opiniões/atitudes podemos utilizar questionários de escaçlas numéricas, perguntas abertas ou fechadas.
Comment by Mário Freixo — December 20, 2006 @ 5:57 pm
Se o objectivo do inquérito for avaliar o grau de concordância do inquirido a escala de Likert é a mais adequada. No entanto a utilização de escalas numéricas representa um importante meio para a avaliação de opiniões, por parte do inquirido.
Comment by Nuno Rodrigues — December 21, 2006 @ 4:54 pm
Para avaliarmos o grau de concordância relativamente a uma determinada questão, a escala de Lickert é de facto a mais adequada, obtendo respostas que indicarão a direcção e a intensidade da atitude e da concordância. No entanto, para medir atitudes e opiniões de um determinado público-alvo outros instrumentos podem também ser utilizados, tal como escalas numéricas que avaliem o grau de preferência dos inquiridos. É fundamental a clareza e a exposição da pergunta por forma a obter uma igualmente clara interpretação da mesma.
Comment by Carlos Eduardo Coelho — December 21, 2006 @ 8:17 pm
Concordo plenamente que a utilização de escalas são o único meio de medir atitudes e opiniões. No entanto não é só a Escala de Likert que pode ser utilizada, também podemos utilizar a Numérica e Diferenciais Semanticos.
Comment by Antonio Cabral — December 22, 2006 @ 7:09 pm
As escalas de atitudes permitem que questões de ordem qualitativa sejam trabalhadas quantitativamente.
De facto, a “Escala de Likert” é adequada quando procuramos avaliar o grau de concordância do inquirido, em relação a determinado assunto/ facto.
Poder-se-ão referir ainda outras escalas que nos permitem medir, nomeadamente, opiniões e atitudes:
- Diferencial Semântico;
- Escala de Classificação.
Comment by Dolores Gouveia — December 24, 2006 @ 7:53 am
para medir actitudes e opinioes de um determinado publico a escala likert é muitissimo util uma vez que nos dá um alargado, mas não exagerado, numero de de possibilidades de opiniao de resposta do inquirido… no entanto não é o unico meio existente para tal operação. existem outro tipo de escalas também faceis de mais tarde avaliar e as respostas abertas que no entanto não são tão uteis pois dificultam a sua avaliação no final.
Comment by joana bessa — December 27, 2006 @ 3:24 pm
As escalas de maior aplicação em questionários são as escalas de adição (Escala de Likert) e de diferenciação semântica.
Quando procuramos avaliar o grau de concordância do inquirido relativamente a uma determinada questão, a “escala de Likert”, é a mais apropriada.
Em baixo, poderemos ver os vários modelos de escalas de medição:
Escalas de diferenciação - A mais usada é a ESCALA DE THURSTONE.
Escalas de adição - A mais usada é a “ESCALA DE LIKERT”.
Escalas cumulativas - A mais conhecida é a ESCALA DE GUTTMAN.
Escalas de classificação - A mais conhecida é a “ESCALAS Q. DE STEPHENSON”.
Escalas de diferenciação semântica - A mais conhecida é a “ESCALA DE OSGOOD”
http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/ler.php?modulo=21&texto=1304
Comment by Mário Antunes — December 30, 2006 @ 12:10 am
A escala de Likert é mais fácil de construir e de aplicar, sendo que a resposta do indivíduo é localizada directamente em termos de atitude. Esta técnica parte do princípio que podemos medir as atitudes através das respostas verbais dos indivíduos, ou seja, das opiniões e avaliações que os sujeitos efectuam acerca de uma determinada situação.
Comment by Juliana Silva — January 1, 2007 @ 6:36 pm
Concordo plenamente com a frase pois para medir atitudes e opiniões de um determinado público-alvo a utilização de escalas apenas vai focar a essencia de uma resposta o que é esencial quando se fala de m elevado numero de inquiridos.
Comment by José Dinis — January 2, 2007 @ 4:54 pm
Coconcordo plenamente com frase pois para medir atitudes de um determinado publico alvo as escalas são de grande utilidade focando a essencia das respostas.
Comment by José Dinis — January 2, 2007 @ 5:00 pm
Concordo com a afirmação porque para se poder ter uma opinião mais simples e precisa pode e deve ser utilizada a escala de Likert,mas não é a unica escala possível.Mas na minha opinião é a mais acertada em questões de concordância.As 5 opções colocadas não deixam forma de se fugir a questão facilitando a leitura dos resultados do mesmo inquérito.
Comment by José Carlos Silva — January 4, 2007 @ 4:08 pm
as questôes com respostas de escala ajudam e as facilitam no que respeita a análise de dados mas para determinar as opiniôes ou gostos de um público-alvo não sâo o único método possivel,temos também as questôes abertas,semi-abertas e semi-fechadas.
relativamente à escala de Likert para avaliar o grau de concordância esta é a mais adequada.
Comment by Ana Lima — January 4, 2007 @ 11:25 pm
A escala de Likert não é a unica escala possivel para analisar as opinioes e atitudes de um determinado publico alvo. existem outras escalas, como as numericas. mas para avaliar o grau de concordancia a escala de Likert, na minha opinião será a mais adequada, e mais facil de analisar os dados optidos.
Comment by Joana Serra — January 9, 2007 @ 1:20 am
Penso que a utilização de escalas não é um atributo exclusivo da medição de atitudes e opiniões de um determinado público-alvo.
Para tal, pode-se também recorrer, por exemplo, a perguntas semi-fechadas. No entanto, tendo em conta o tratamento posterior de dados, a utilização de escalas é de facto mais eficaz.
A escala de Likert, por recorrer a uma série de proposições, é bastante adequada para tal. A escala numérica é um outro exemplo.
Comment by David Silva — January 13, 2007 @ 8:02 pm
Conforme já foi dito, todas as escalas são uma ferramenta a utilizar nos questionários. O importante é refletir sobre a melhor forma de apresentar a pergunta e variaveis de resposta, que leve o questionado a ser objectivo na resposta, e encontar no questionário a escala que lhe permite sem pensar muito, enquadrar a sua resposta nas escalas apresentadas.
Comment by Helder Firmino — January 17, 2007 @ 5:03 pm
Boa tarde, concordo com a afirmação. A utilização de escalas é importante para balizar as respostas de um inquérito. Ajuda a orientar as respostas e a que estas sejam mais precisas para o objecto em estudo. A escala de Likert é a mais adequada para avaliar o grau de concordância dos inquiridos a uma determinada questão.
Comment by Carla Alexandra — January 21, 2007 @ 4:12 pm
Boa tarde, concordo com a afirmação. A utilização de escalas é importante para balizar as respostas de um inquérito. Ajuda a orientar as respostas e a que estas sejam mais precisas para o objecto em estudo. A escala de Likert é a mais adequada para avaliar o grau de concordância dos inquiridos a uma determinada questão.
Comment by Carla Alexandra — January 21, 2007 @ 4:13 pm
O uso de escalas na elaboração de um inquérito vai permitir uma avaliação extremamente precisa e exacta, tudo porque o inquirido tem um leque de opções restritas. No entanto através de questões abertas também é possivel avaliar atitudes e opiniões, contudo a análise e a exactidão dos dados para além de demorada, não iria ter o mesmo grau de exactidão a quando do uso de uma escala. No que trata a escalas, também temos disponível a Numérica e Diferenciais Semanticos.
Comment by Nuno Póvoas — January 22, 2007 @ 3:31 am
A afirmação é vsita perante im como sendo favoravel.Na elaboaração do inquerito as perguntas fechadas facultam o inqurirido tendo este opçoes limitadas perantes as suas respostas.As respostas fechadas fazem com que o inquerito se torne mais objectivo e exacto e rapido. Contudo não axo que se possa medir apenas com uma escala, a likert, uma vez que na minha opinião as respostas abertas e escalas numericas são sinomimo de mediçaõ de atitudes e de mediçao da opinão dos inquridos.
Comment by Eduarda lima — January 29, 2007 @ 8:08 pm
As duas afirmações estão correctas! A primeira porque para medir atitudes e opiniões de um determinado público-alvo tem que ser necessariamente através das escalas.
A segunda é a escala adequada para avaliar o grau de concordância de uma determinada questão, podendo essa questão ser numerada de -2 a 2, ou de 1 a 5.
Comment by Cláudia Marques — January 29, 2007 @ 8:30 pm
na minha opinião, a utilização de escalas facilita a medição de atitudes e opiniões, muito embora não seja um método exclusivo. Pode-se também, por exemplo, recorrer a perguntas semi-fechadas.
Comment by Cláudia Moreira — January 31, 2007 @ 6:31 pm
Através de escalas será mais fácil obter determinadas informações. Ex: Existem 10000 pessoas num estádio. Neste estádio existem 5 portas para lugares diferentes (wc, bar, parque de estacionamento, saida rua norte e saída rua sul). Depois do jogo terminado poderei saber quantas pessoas escolheram cada saída. Se existissem apenas uma ou duas portas para o corredor que ligasse as saidas anteriormente mencionado seria mais difícil saber quantas pessoas escolheram determinada saída. É bastante útil a utilização de escalas para facilitar uma investigação.
Comment by Bruno Lucas — February 3, 2007 @ 4:29 pm
Existem várias escalas que se destinam a medir objectivos diferentes. A escala de Liket ajusta-se melhor quando necessitámos de medir concordâncias ou discordâncias, no entanto para medir atitudes e por vezes opiniões temos as outras alternativas, como as escalas numéricas e perguntas abertas e fechadas. Por isso não concordo totalmente com a afirmação.
Comment by Bruno Mota — February 6, 2007 @ 12:00 pm